domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sobre leituras e livrarias

Tenho vindo a partilhar, no último dia do mês, o livro que andei a degustar. Desta vez, andei entretida com George Steiner, aliás, até já aqui tinha feito algumas referências e partilhado algumas das suas citações. Tive ainda como companhia "Et. All".

Reparei que em dois meses, ou seja, desde que começou o ano, adquiri cerca de 20 livros. Reparei, ainda, que dez deles, que comprei até ao momento, não chegaram ao preço "médio" de um livro, ou seja, o total deles não é equivalente ao preço de um no mercado. Os restantes foram-me carinhosamente oferecidos, pelo que agradeço o gesto e todo o carinho. Seria bastante agradável manter este número de aquisições periódicas mas, para já, desconfio que o mesmo não é possível.

António Lobo Antunes disse uma vez que "os livros em Portugal são indecentemente caros". Concordo! 
Por este motivo, acho que todas as campanhas, que visam tornar, os mesmos, mais acessíveis devem, sempre que possível, serem aproveitadas. E digo isto tendo a noção que as bibliotecas são sempre um recurso.
Gostava que em Portugal traduzissem mais, e com melhor qualidade. Gostava, ainda, que houvesse uma maior diversidade de determinadas categorias. 
Por fim, gostava que muitas livrarias soubessem encaminhar melhor os leitores. Reforço, no entanto, que há excepções. Belas excepções, que tanto valorizo!

Na linha desta pensamento, recordo-me do filme "You´ve got mail", de Nora Ephron,  que abordou um pouco a questão do destino das pequenas livrarias, que acompanhavam os gostos das pessoas, versus as redes de livrarias, onde se destacava um relacionamento mais distanciado. Não sou grande apologista de generalizações, porque acho que há sempre alguma excepção, mas o que pretendo retirar desta reflexão é que uma maior proximidade com os gostos dos leitores, com os seus interesses e as suas necessidades, bem como um maior conhecimento sobre os catálogos, e a paixão pela área, são sempre um ponto a favor neste sector. Acho que são estes pormenores, que cativam um leitor, e que devem ser valorizados face às livrarias.

3 comentários:

Alina Baldé disse...

Ena, que inveja! quem me dera ter 20 livros!! =D Eu ainda vou no 2666, um pouco grande... mas depois faço a minha avaliação da coisa no fim! ehhe

beijo

Ana disse...

Já tinha ouvido referência ao Steiner, tenho de ler.
Quase 20 livros é muito bom =) Ainda para mais sendo tão baratos e metade deles oferta =)
Tenho de ver esse filme, fui ler a sinopse e gostei dos actores. Obrigado por informares.

Greta disse...

Que boa aquisição. Belos textos e belas imagens que encontro aqui.