quinta-feira, 23 de abril de 2009

Livros

"O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Segundo a UNESCO, a celebração procura encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”.
Devo acrescentar que o simbolismo da rosa evoca a tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebiam em troca um livro.
São Jorge é o santo padroeiro da Catalunha e, segundo a lenda, ele matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa. Sendo por isto que em Barcelona se comemora a festa do livro e da rosa.

1 comentário:

Alina Baldé disse...

Cada livro é um objecto de culto! Posso ter a receber 1000 prendas, das 1000 vezes peço e anseio por livros, podes crer!