sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Ainda...

A vontade de sorrir ainda não é muita, mas a de partilhar Pessoa está sempre pronta. Deliciem-se!

"Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se a minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não encarna a substância de milhares de vozes, a fome de dizerem-se de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha ao destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior."

"Cada um tem a sua vaidade, e a vaidade de cada um é o seu esquecimento de que há outros com alma igual."

"Ah, não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram!"

" Sou daquelas almas que as mulheres dizem que amam, e nunca reconhecem quando encontram, daquelas que, se elas as reconhecessem, mesmo assim não as reconheceriam. Sofro a delicadeza dos meus sentimentos com uma atenção desdenhosa. Tenho todas as qualidades, pelas quais são admirados os poeta românticos, mesmo aquela falta dessas qualidades, pela qual se é realmente poeta romântico. Encontro-me descrito (em parte) em vários romances como protagonista de vários enredos; mas o essencial da minha vida, como da minha alma, é não ser nunca protagonista."

2 comentários:

Alina Baldé disse...

Gosto! Gosto especialmente deste último, porque acho que diz tudo. As mulheres procuram sempre quem não querem. Sonham com quem está ao lado e, no fim, fazem sempre a escolha errada. E depois queixamo-nos?!

Ana disse...

Apreciei muito as citações. Obrigado pela escolha.