sábado, 28 de fevereiro de 2009

Síntese

Uma espécie de resumo "cultural" deste mês. A nível de leitura "O Carteiro de Pablo Neruda", de Antonio Skármeta, foi o escolhido. O diálogo inicial entre o carteiro e o poeta prenderam-me à leitura. No entanto, embora tenha apreciado o livro acho que após aquele começo esperava que se mantivesse o ritmo... Se calhar o filme também tem alguma influência nesta opinião... Mas gostei de ter lido o livro.
A nível de filmes não se tratou de "selecção" mas sim de "ocasião"... Um deles foi o "The brave one", de Neil Jordan. Trata-se de um olhar sobre o efeito do medo na sociedade, sobre a justiça feita pelas próprias mãos, sobre algo que nos faz conhecer aquilo que outrora nos era desconhecido.
Outro filme foi o "The Darjeeling Limited", de Wes Anderson, Devo dizer que apreciei bastante pela forma peculiar como Anderson pretende retratar a reunião de uma família disfuncional que pretende passar a ser funcional. É nos apresentada uma "busca espiritual" repleta dos mais variados imprevistos e emoções, e que tem como cenário a Índia. É impossível não sentir o impacto daquele mundo de cores fortes e onde a música tem grande influência em certas cenas. A forma como Anderson apresenta a auto-descoberta dos personagens é muito interessante.

"Atonement", de Joe Wright, é uma adaptação da obra de Ian McEwan que retrata sentimentos como o amor, culpa, desejo, sofrimento... "Taken", de Pierre Morel, retrata a busca de um pai pela filha que foi raptada por uma rede de exploração sexual. "Madagascar: Escape 2 Africa", de Eric Darnell, Tom McGrath, é a continuação da aventura dos animais mas desta vez uma ida para "um lugar esquisitóide"."Surfer Dude", de SR Bindler, é sobre surf ponto. "Donnie Darko", de Richard Kelly, é "uma viagem pela mente atormentada de um adolescente esquizofrénico. "Saw 5", de David Hackl, é a continuação das "armadilhas". Em "Awake" , de Joby Harold, é nos dito que " Todos os anos, 20 milhões de pessoas são submetidas a anestesias relacionadas com intervenções médicas. Uma em cada 500 permanece acordada durante toda a operação" e a personagem principal é esse "um"... E "Gone Baby Gone", de Ben Affleck baseado na obra de Dennis Lehane, retrata o desaparecimento de uma criança e obriga-nos a um julgamento moral, não a nível da lei, mas da nossa consciência.

" The Last Kiss", de Tony Goldwyn, é um olhar atento sobre os relacionamentos, sobre as dúvidas, inquietações emocionais, escolhas... acho que é daqueles filmes em que facilmente associamos algum momento vivenciado por nós ou por alguém perto de nós. Achei uam visão muito interessante sobre as emoções.
" 7 pounds", de Gabriele Muccino, tem uma história "bonita" e é impressionante ver o amadurecimento de Will Smith a nível de representação.
Ainda nas sessões de cinema revi os clássicos "The Bridge on the River Kwai", de David Lean, e "Citizen Kane" de Orson Welles, que acho que não precisam de apresentações.
Dei ainda continuidade à maratona de "Papa-Séries" ( as possíveis claro). Actualizei algumas bandas sonoras e fui a uma exposição.

1 comentário:

Margarida disse...

belissima escolha de filmes! o carteiro d pablo neruda...che bellissimo!! aquela historia da metafora e do num sei que, mi piace molto!! e o que dizer do darjeeling jasus e deus!! o meu filme preferidissimo do ano passado! loool tenho a banda sonora a bombar n meu ipod volta e meia!! lool baci baci**