terça-feira, 16 de novembro de 2010

Recomendo

Hoje é a ante-estreia do filme "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, que tive o prazer de assistir em Outubro, no DocLisboa. O filme, com estreia marcada para daqui a dois dias, surpreendeu-me bastante e, por isso mesmo, recomendo-o. Em primeiro, fiquei a conhecer "um outro Saramago" e "uma outra Pilar". Depois, como gosto bastante de literatura, interessou-me pelo facto de ficar com a sensação de passar a ter uma maior percepção deste autor, bem mais aprofundada do que aquela que os media passavam. Devo acrescentar que, ainda, tenho muito a conhecer sobre a obra de Saramago, daí a minha imparcialidade na recomendação deste filme. Sobre o filme em si já é mais complicado de ser sucinta, daí não ir por esse lado... Isto porque tive a possibilidade de estar em conversa com o próprio realizador e compreender um pouco do processo que levou a este resultado final, que gostei imenso de ver. E que recomendo!!
Bom, já que falo de documentários portugueses aproveito para elogiar, também, "Li Ké Terra", de Filipa Reis, João Miller Guerra e Nuno Baptista, que também recomendo, em especial, pelo olhar pertinente sobre a nossa sociedade e pela forma como levam a que possamos sentir uma grande cumplicidade, e empatia, para com os "dois personagens", cujo futuro é um palco de sonhos e incertezas. Recomendo!!

1 comentário:

Alina Baldé disse...

diz que tenho um novo amigo que precisa de uma pessoa como tu para fazer um documentário sobre racismo na tv. se ele for avante, eu recomendo-te.