segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Stories


Tal como tenho vindo a fazer partilho no último dia do mês o livro que "degustei" e desta vez foi "A Peste Escarlate", de Jack London, e "Mais Etno", de vários autores.
Volto a fazer referência ao trabalho da One. Se puderem vão lá dar uma espreitadela, se faz favor. Se não puderem vão lá na mesma, que a malta agradece sempre. Se faz favor, claro.

domingo, 29 de novembro de 2009

A mais bela companhia


Há uns dias atrás tinha, em conversa, comentado que andava com saudades de comer pipocas. E hoje prepararam-me a surpresa de ir comer aquelas que, segundo votação, são "as melhores pipocas lisboetas" e que, ainda para mais, eu tanto gosto. E mais, deram-me o pacote gigante. O gigante! E o rapaz que atendeu ainda se esforçou por colocar mais. Quanta gentileza.
Houve ainda tempo para passear por Lisboa e estar perto de um poeta que respeito muito. Partilhei as pipocas enquanto caminhava pelas ruas e o mais bonito nesta história toda é a minha companhia. A mais linda companhia! A beleza do acto de "provocar sorrisos" através das mais variadas formas e sempre com carinho. Obrigada!

(As pipocas da imagem em nada se comparam com as desta história. Escolhi apenas para dar côr ao blogue).

sábado, 28 de novembro de 2009

Antecipadamente


Numa esplanada a entrevistar duas mulheres com percursos completamente distintos mas com uma ligação se calhar mais forte do que elas pensam. Escutamos as palavras e sentimos ainda mais o que não é dito. Perguntamo-nos se vamos revelar esses registos. Sei antecipadamente a resposta. E é isso que me faz perceber aquilo com que me identifico. Quais os meus valores.
Já estava sensível e o filme que passou na TV ajudou a "destilar". Por vezes tem mesmo de ser.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Das tarefas


Uma pausa para uma sandes e para a saborosa tarte de nata lisboeta. Graças à companhia fiquei com um sorriso muito semelhante ao da imagem ao mesmo tempo que desanuviei um pouco das tarefas .

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

When we think of

De um lado para o outro. Depois, numa rápida passagem do Terreiro do Paço ao Rossio houve tempo para uma gulodice, que soube mesmo bem. Seguiu-se um "ouvir falar" alguém que admiro.Confesso que queria mais. E depois, novamente mais "de um  lado para o outro".

E como acho interessante partilho este  artigo da Psychology Today e esta notícia dos três filmes portugueses eleitos entre os melhores da última década.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O botão disse que


"Eu sou levado a escrever (...) porque o tipo de compreensão que consigo atingir num livro não é possível na vida real - se fosse, não havia necessidade de livros. Nos livros há tempo e paz para mudar as palavras, enquanto na vida real se dizem as palavras erradas no momento errado".
Esta última parte é facilmente compreensível, e possivelmente discutível também...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

As linguagens da música

Na semana passada estava um grupo numa esplanada a discutir sobre este artigo (coloco apenas parte dele devido ao tamanho).

Kurt e Eddie

"A voz de Kurt é coisa em bruto, expondo uma raiva incoerente, assente em letras pouco claras. Eddie conta histórias. As canções dos Nirvana são mais desafiantes, mas não oferecem calor. Quando muito são catárticas.
Eddie parece tentar chegar ao outro. Kurt quer que o deixem em paz.
Aquilo que faz do primeiro um herói do rock - no sentido mais conservador do termo - é que é alguém que nunca desiste de lutar. "In Utero", o último grito dos Nirvana, é o oposto. É desistir, é o isolamento, o casulo onde Kurt se resguarda das contradições de ser um rebelde milionário.
Talvez Eddie seja um ser humano melhor. Mas segundo o mito romântico do criador, talvez Kurt seja melhor artista. Como o Kurtz de Brando: era lúcido. De uma lucidez disforme, incapaz de percepcionar a totalidade à sua volta. Ninguém se surpreendeu quando se suicidou. Mas mesmo assim a sua morte continua a inspirar as mais bizarras e diversas teorias conspirativas.
Quem matou Kurt Cobain? A resposta é óbvia. Kurt Cobain matou Kurt Cobain. Mas também foi vítima: vítima do mito de que para se ser autêntico, verdadeiro e comprometido, não se pode ser popular".


Como sei que provoca recordações a uma certa geração, partilho o link para que os interessados possam ler o resto.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ai que tu queres ver que


Opá, tu queres ver que estou a precisar novamente de analgésicos?! Se precisar, prometo minha gente que, a partir de hoje, antes de me darem uma beijoca ou um aperto de mão, vou borrifar-vos de cima a baixo...Sim, com o produto que estou a evitar fazer publicidade. Logo eu, que devo ser uma das pessoas que mais uso dá...   Maganos pá! E já estou a ser muito simpática.

domingo, 22 de novembro de 2009

Há doces e danças


A comer castanhas quentinhas, e outras guloseimas das gostosas, enquanto a dança captava a nossa atenção. Haja talento! E há saudade...E ainda para mais sei que é a multiplicar por dois. Maldita!

sábado, 21 de novembro de 2009

Há coisas

Um dia chuvoso e uma preguiça por causa da noite de ontem, em Sintra, onde houve espaço para falar e rir enquanto se saboreava uma boa bebida. Uma não, umas.
E uma tarde onde houve tempo para colocar mais um filme em dia, desta vez "Public Enemies", de Michael Mann, com a interpretação de Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, entre outros. E "extra" a bela companhia houve espaço para uns quantos pastéis de nata de Sintra acabadinhos de fazer. Uma delícia para fazer esquecer um pouco do frio.
Isto há coisas engraçadas...estava eu a escolher a foto de Johnny Depp, a.k.a. " o homem mais sexy do ano", segundo a Revista "People",  isto para presentear as moçoilas e começa, nesse exacto segundo, a dar uma música da Senhora sua esposa Vanessa Paradis. É que ocorreu-me logo"Vanessa querida não tenhas ciúmes que coloco também uma tua". E pronto, já está.
Acho que já aqui referi que gosto de os ver juntos. Ficam fofos.
E fofos são também os criadores das mais variadas redes sociais, mas especificamente do Facebook, que é o que agora mais persiste nas conversas que me rodeiam... Mas eu apelo que é complicado gerir tanta coisa e argumento com outros aspectos extra este. Mas eles argumentam ainda mais. Ai, tu queres ver que...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Socialmente correcto

Actos importantes em sociedade: pensar antes de falar e tentar compreender antes de julgar. Menciono apenas estes dois porque são referentes a três distintas situações, que ocorrem  hoje com diferentes pessoas, e que facilmente poderiam ter sido evitadas. Seria uma questão de simplicidade na comunicação, ou de interpretação e postura. E ainda bem que se tratou de algo, ou melhor de um tema, simples.
E aproveitando o tema da sociedade, vou beber um copo a Sintra e conviver.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Conversa


Uma "pausa" inesperada para uma conversa numa esplanada.
Já no final do dia queria ir "ouvir falar" uma pessoa mas tive de ir entrevistar outras duas.
Estava com algum nervosismo, algumas dúvidas relativamente a certas perguntas, que forçosamente tinha de colocar mas cuja vontade não era muita. E tinha dois entrevistados - aliás falaram três mas infelizmente o pedido era para ser a dois e tive de seguir a regra - com posturas completamente diferentes durante a entrevista mas com uma simpatia bastante cativante após se desligar o gravador. E embora o gravador por vezes intimide é bom reparar que o interesse humano mantém-se independentemente do meio. E por isso estou muito grata. Por isso, e pela disponibilidade e simpatia.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma variedade


Várias pessoas, vários assuntos.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sonhar acordada


Dei por mim a sonhar acordada. Gostei!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

No quentinho


No quentinho a ver um filme deste senhor e a ouvir a chuva a cair enquanto se partilham doces.

domingo, 15 de novembro de 2009

Porreiro, pá


Então não é que mais uma vez tinha vários comentários por aceitar, alguns antigos até, mas que somente agora apareceram e sabe-se lá o porquê... E não é que tinha inclusivé seguidores* para "actualizar/aceitar". Já aqui falei da PIDE dos blogues e não querendo ser repetitiva apelo ao movimento "refresh". Será que é pedir muito na era das TIC ter as coisas actualizadas?! Isso é que era porreiro, pá!

*Achei que a mensagem "Olá seguidores. Obrigada por me seguirem" seria estranha por isso vou intercionalizar a coisa com um "Welcome". Aposto que algumas mentes perversas que espreitam este blogue acabaram de fazer um "trocadilho" com o que disse na frase anterior.

sábado, 14 de novembro de 2009

Mistura

Para a sessão de cinema "caseiro" calhou o filme "The Hangover", de Todd Phillips, enquanto se partilhavam vários doces. Seguiu-se um pulinho a Cascais, onde tive vontade de ceder ao consumismo mas aguentei-me firme.
Em jeito de actualização partilho mais uma reportagem, que considero interessante e que saiu na National Geographic, "Sequóias, as superárvores". Escrita por Joel K. Bourne, Jr. e com a grandiosa imagem de Michael Nichols, começa assim:  
"Elas crescem para se tornarem as árvores mais altas da Terra. Geram madeira e postos de trabalho, salvaguardam a limpidez das águas e disponibilizam refúgio para inúmeras espécies da floresta. Se nós as deixarmos".
Finalizo com uma referên"Sequóias", "The Hangover", as superárvores", Cascais, Estoril Film Festival, National Geographiccia ao Estoril Film Festival.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sugestão

Assim que vi a capa ("Lisboa a pé") identifiquei-me logo. Nesse mesmo instante recomendei a outras pessoas, que sei que também gostam de andar a pé, de deambular pelos espaços, a apreciar, conhecer e saborear o que nos rodeia.
Para quem ainda não está convencido, eis o que a Time Out escreve em jeito de "apresentação".

"Se é daquelas pessoas que está sempre a dizer aos amigos que adora andar a pé mas que prefere fazê-lo quando viaja ao estrangeiro, esta revista foi feita a pensar em si. Porque basicamente acaba com as todas as desculpas para deixar Lisboa fora do baralho. O que lhe damos nas próximas páginas são dez roteiros pelos bairros mais bonitos de Lisboa, Sintra, Oeiras e Cascais, com os respectivos mapas, tempos e informações essenciais. Dez passeios acessíveis, relativamente curtos – de uma a duas horas –, e com as referências obrigatórias da Time Out: as melhores galerias, lojas, cafés, restaurantes, miradouros, livrarias e museus. Um programa ideal para fazer sozinho, como os nossos repórteres fizeram (e gostaram), mas também com a família, amigos ou com aquele turista de visita à cidade que gosta de ver um pouco de tudo. ‘Um número para guardar’, como lhe prometemos na capa, porque não esperamos que faça tudo numa semana. Mas não deixe de os fazer. Escolha o que mais gosta, guarde a revista no bolso e parta à aventura".

E do dia partilho a minha entrada "colorida" que se destacou num auditório "maduro e acinzentado na indumentária" mas bastante respeitável  a nível racional. Mas como estava desconfortável,  não com o espaço, mas com uma espécie de irrequietismo, a minha disposição não esteve a preceito. Aliás, até a minha "ida" à Gulbenkian foi mais uma "corrida" já que apenas "espreitei" a exposição.

No entanto, aproveito para agradecer:
a) pela revista
b) pela companhia e pelo adorável lanche no Campo Pequeno.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

E a maior fatia vai para


Provei o "Provavelmente o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo". Sim, leram bem "provavelmente o melhor". Isto da criatividade nos nomes tem muito que se lhe diga... Uns dão o nome de "O Melhor" outros de "Provavelmente o Melhor". Para já coloco os nomes de parte e limito-me à degustação dos sabores. E mais uma vez tive direito à MAIOR fatia. A rapariga da pastelaria fez questão de, com um enorme sorriso no rosto, dizer bem alto que "pela simpatia merece a MAIOR fatia". E a colega dela, sorrindo de uma forma estranhamente cativante enquanto servia, fez questão de mostrar que estava a servir a MAIOR, comparando-a com as restantes e aguardando a minha aprovação. Eu saltitei até à mesa e saboriei o doce e o momento com ele. ELE, que tem o dom de colocar sorrisos e provocar uns quantos risos inesperados. Ele, que mereceu a MAIOR fatia pela simpatia e eu, que entre risos, (a)provava o bolo. E isto vai sendo à vez. Ora é ele a ganhar a MAIOR ora sou eu. E o que sublinho aqui não é o acto de "ganhar algo" ou  de ter "a MAIOR" mas sim o bom ambiente provocado. Embora confesse que, a forma como enfatizaram tratar-se da "maior", criou um momento humoristicamente enternecedor.  E fico muito feliz de, em muitas situações, ir encontrando mais pessoas assim. Pessoas com uma predisposição para colocarem um sorriso no rosto. Que marcam pela pureza de não esperarem nada em troca, a não ser "a tal expressão facial que manifesta alegria".

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Coisas


Há coisas fantásticas não há?! Por um lado tinha algo interessante para fazer, ir "ouvir falar" uma pessoa talentosa, mas tive de colocar essa opção em stand by. E no entanto mantenho "o outro lado", que é  ter de "ouvir falar", mais especificamente entrevistar outras pessoas, que ainda nem sei bem "quem, como e onde" e cuja vontade, pelo menos para já, não é muita... Sei é que comi e partilhei castanhas. Disso tenho eu a certeza.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quem quer quentes e boas, quentinhas?


"Quem compra leva mais amor p'ra casa".

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Derreti-me toda


Estava com um ligeiro desconforto físico e a esforçar-me para manter a concentração nas tarefas até que me surpreendem com uns miminhos em forma de doces e pronto, derreti-me toda.

domingo, 8 de novembro de 2009

Também estava


Supostamente deveria ter ido conhecer uma pessoa que considero ser muito interessante mas o strudel de maçã, acabadinho de fazer, e as séries na televisão, ainda para mais em boa companhia, falaram mais alto. Se fosse mais perto até teria ido mas ficava um pouco longe e o tempo também estava tristinho. E a preguiça?! Será que também a devo mencionar...De mencionar é a admiração que mantém-se mesmo que para já fique em stand by.

sábado, 7 de novembro de 2009

Saborear Lisboa

Convite aceite para uma visita "a trabalho" numa associação de solidariedade pertinho do Terreiro do Paço. Seguiu-se uma visita ao MUDE para ver "É proibido proibir!", o trabalho de Manuel Alves & José Manuel Gonçalves e "De le corbusier a Alaia". Depois houve tempo para uma almoçarada no Chiado  com direito a sobremesas deliciosas. Uma espreitadela nas livrarias e na "A Vida Portuguesa". E já no Rossio parámos para um lanche guloso. A companhia marcou o dia.
Num "outro espaço" evitou-se pensar. E fez-se zapping nos pensamentos e nos programas.
E não estando relacionado com nada do que aqui escrevi nem se quer pertencendo ao mesmo poema,   sendo no entanto do mesmo poeta, partilho estas citações:

"Vamos ficar os dois
a imaginar, a imaginar?.."

"Imaginar, primeiro, é ver.
Imaginar é conhecer, portanto agir".

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Algo

Porque ele tem talento. Muito!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Artigos

Segundo dizem, e tal como o título sugere, Neanderthals "had sex" with modern man.
E tendo em conta que a temática envolve "cama"- ou não - segue-se este artigo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Pormenores


"Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida..."

"(...)notar o pequeno pormenor que mais ninguém vai ver (...) um gosto especial pelos pequenos prazeres".

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um olhar

"(...)Civilização à escala mundial(...)".



É impressionante que, com tanto para se dizer, muitos dos "media" apenas se repitam, ou simplesmente exerçam o "já tradicional copy paste". Claro que há excepções, e agradeço por isso, mas já cansa a falta de criatividade, a falta de esforço e/ou competência de alguns. E não estou a referir-me ao tema de hoje. Estou a referir-me ao acumular de muitos artigos, e sobre os mais variados temas, que poderiam ser aprofundados, ou simplesmente "trabalhados", e apresentados às pessoas que até querem saber mais um pouco, ou mesmo as que não querem mas que conseguem simplesmente "ler outras palavras" aumentando desta forma o seu vocabulário. É que já estou por tudo... Será inércia "geral"?! Depois queixam-se das vendas...Agradeço a algumas das "lufadas de ar fresco" que por aí andam. Reconheço essas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Duplicado


Surpreendida com dois miminhos de duas pessoas distintas. Fiquei com um sorriso no rosto, não pelo materialismo mas pelo gesto em si. Há uma beleza enternecedora na atitude. Há carinho.

domingo, 1 de novembro de 2009

Espairecer


Uma voltinha - e enfatizo o "inha" -  para espairecer um pouco, seguida de algum zapping entre filmes e séries. E entre uma conversa saudosista revivi certos momentos intensos que ainda hoje estão presentes na minha "memória fotográfica". E gostava de recordar-me de muito mais. Porque sinto.