sábado, 31 de outubro de 2009

Resumindo umas quantas coisas

Então aqui vai uma "espécie de resumo" das descrições que prometi...
Vou começar pelo Doc. Adorei! É mais que óbvio que adoro sempre, já aqui tinha falado há um ano atrás como é que tudo começou...que é sobre um género que me diz muito, que liga duas das áreas de que gosto e por aí diante. "Extra" desta vez foi toda uma nova experiência para mim, toda uma nova oportunidade e estou muito grata por isso. Falou-se português apenas num dia porque de resto foi tudo inglês e francês mas o gosto é universal e isso sim diz tudo! Tive ainda o prazer de receber convites para as várias sessões e concerto (quer no São Jorge como na CG) e a minha gratidão por isso também.
Passo agora para alguns dos almoços e jantares, todos eles apressados pela "correria" e muitos deles bilingue, que confesso que enfatizaram ainda mais a minha vontade de percorrer o mundo.
E no meio da "correria" tiveram de ser feitas algumas escolhas, algumas quase que "obrigadas", por isso não consegui ver "O Camareiro" (com o Ruy de Carvalho) e "Ás vezes as luzes apagam-se",da Cláudia Varejão com o Pedro Gil (do qual gosto muito da frase escolhida para o cartaz  "O que te impede de seres mais  feliz? De seres tão feliz como gostavas de ser?",e ainda da "Como é possível querer tanto e não saber o que se quer" mas desta última  não encontrei a imagem). Mas aproveito para agradecer os convites.
No entanto, aproveito ainda para esclarecer que embora por vezes tenhamos fases "mais agitadas", não quero exageros nas "correrias"...é que gosto de sentir as coisas, de dar atenção ao que faço e às pessoas. Não gosto da sensação de ser "máquina" - que já senti - quase sem conseguir ter tempo para as emoções, sejam elas quais forem. Gosto de poder sentir.
"Falando em sentir", outras escolhas tiveram de ser feitas, não a nível de "proposta cultural", e essas uma pessoa nunca sabe se está a optar correctamente ou não. Vamos pelo que sentimos...digo eu!

E tal como tenho vindo a fazer no último dia do mês coloco o livro que "degustei" e desta vez foi "A Mensagem", de Fernando Pessoa e "Etno", de vários autores (ed.espec).
E como já aqui falei dos livros que ganhei a custo zero, na altura tinham sido seis e um total de quase 100 euros poupados - embora tenha referido que a questão do "poupados" não é a mais correcta uma vez que alguns deles não estariam nas minhas opções de compra mas que agradeço a oferta do editor porque é sempre bom conhecer novos livros e autores -  faço então um update visto que passaram a ser sete livros e agradeço mais uma vez  a amabilidade.
Finalizo falando do filme "Up", que calhou para a tarde de hoje enquanto se saboreava umas fatias douradas, aborda  temas interessantes sem no entanto colocar de lado a "magia" que a Pixar tem vindo a apresentar e que os mais pequenos devem saborear.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Os beijos merecidos da verdade


É certo que andei de um lado para o outro mas assim que soube que ía ter de estar "à espera", e sabendo que até estava perto de um jardim, apressei-me a ir disfrutar de uns breves momentos de "pausa" na companhia do meu Pessoa, e claro de música, contemplando assim a Natureza e distraindo-me com as pessoas que por lá andavam. Depois seguiu-se mais "correria" mas aquela pausa, mesmo tendo sido breve, soube-me bem.
E partilho uma das que devorei do "meu" Pessoa:

"O sonho é ver as formas invisíveis
Da distância imprecisa, e, com sensíveis
Movimentos da esp´rança e da vontade,
Buscar na linha fria do horizonte
A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte -
Os beijos merecidos da verdade".

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

De/Para


De um lado para o outro.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ainda


A verdade é que até tenho vontade de escrever e sobre o que falar só que a "correria" ainda não o permite. Ainda.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

É capaz


"Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano".

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Toda a evidência da verdade


"É só dos sentidos que procede toda a autenticidade, toda a boa consciência, toda a evidência da verdade".

domingo, 25 de outubro de 2009

Destacar rapidamente


O festival Doclisboa, que como é óbvio irá merecer uma melhor descrição, assim que seja possível, mas aproveito já agradecer os convites e a possibilidade que garantidamente marcou.


                                                            
Dei destaque no ano passado e este ano volta a merecer a mesma atenção. Aproveito para elogiar as imagens escolhidas para a apresentação da 10ª Festa do Cinema Francês.

É de destacar ainda a reportagem da National Geographic deste mês.


E as excelentes séries que andam a passar na TV e que espero conseguir acompanhar.

sábado, 24 de outubro de 2009

Numa sempre diversa realidade

"O humano coração com mais verdade..."

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Bilingue


Almoço bilingue que, para grande surpresa, reuniu um grupo animado (um pouco apressado mas saboroso). Jantar no Campo Pequeno, novamente com direito a boa companhia e boas sobremesas, e a anteceder mais "correria".

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dar mais


No meio da correria houve tempo para um jantar - embora um pouco apressado - na bela zona da Baixa, bem saboroso e com direito a sobremesas deliciosas. Obrigada!
E quero fazer uma descrição de tudo o resto assim que consiga dar a merecida atenção. Dar mais atenção a tudo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Por gosto


A expressão "quem corre por gosto não cansa" começa a suscitar algumas dúvidas.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Esta espécie


"A minha ideia do Universo é que é uma ideia minha".

Porque gosto da citação, e ainda mais dele, e porque embora tenha vontade de escrever mais de momento só consigo vir dar esta espécie de "Olá". Mesmo assim é um "Olá" com estilo ou não envolvesse ele o meu Pessoa.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Loucura


Loucura?!

loucura
nome feminino
1.
estado de louco; alienação mental
2.
acto próprio de louco
3.
temeridade; imprudência
4.
extravagância; exagero
(De louco+-ura)

Ora aqui está uma boa explicação...
Nome femino? Confirmado!
E vendo bem parece-me que começo a notar tudo o resto...É que parece mesmo.

domingo, 18 de outubro de 2009

Grande dose


Uma almoçarada com uma grande dose de saudosismo à mistura. E uma noite novamente numa bela sala desta vez com direito a concerto no final, que merecerá aqui uma descrição assim que consiga dar a devida atenção.

sábado, 17 de outubro de 2009

Entre Lisboa



Um final de tarde no Chiado, um jantar no Rossio e uma passagem rápida - muito rápida e saudosista - pelo Bairro Alto. E para finalizar a noite derreti-me na bela sala, que prometo aqui uma descrição assim que consiga dar a merecida atenção.
E embora tenha sido "obrigada" a recusar o convite, por já ter outras coisas combinadas, não vou deixar de publicitar a "festa de Encerramento do CONCEITO URBANO no Salão Preto e Prata do Casino Estoril" que está relacionada com o dia mundial para a erradicação da pobreza e que merece a minha promoção.

E por falar em "merecida atenção" aproveito já para agradecer pela noite, jantar e em especial pela companhia.Gostei muito!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

No zapping


Troca-se uma saída por um pouco de zapping. Não pelos programas em si mas sim por um pouco de relaxe. E hoje, tal como na sexta-feira passada, era para ter ido conhecer  uma pessoa que tem uma profissão interessante e cuja transmissão de sabedoria certamente seria pertinente. A questão da "correria" levou-me a evitar o convivío, que desta vez era com um senhor.
E por todos os motivos e mais alguns volto a partilhar o trabalho desta organização. E a referir que cada vez mais gosto da escrita de Miguel Esteves Cardoso.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

No meio


No meio de um pouco de pressão obriguei-me novamente a fazer uma pausa. Então, estava eu sentadinha no chão, mais uma vez no mesmo sítio e acompanhada por vários desconhecidos a aproveitarem uma pausa no meio da "natureza possível", e apareceram uns conhecidos cuja conversa levou-me a (re)pensar. Agora vou dar uma ajudinha a quem precisa. E depois a ver se consigo relaxar.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Trocaram


No meio da "correria" houve uma interrupção numa esplanada para uma conversa diversificada. Sociedade, Psicanálise, Viagens, Música, Performance... É engraçado perceber que não precisamos conhecer alguém para deixar a conversa fluir. E fluiu. No entanto, notava algum cansaço mas sabia que ainda tinha mais "correria". E acertei.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ao ponto


Um certo cansaço ao ponto de haver quem já estivesse a adormecer. Para "aconchegar" veio um jantar ao estilo da cozinha de João Carlos Silva. Surpreendentemente saboroso. E, por instantes, nem quero pensar nas tarefas que tenho para fazer.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Umas quantas


Prestei atenção a quem percebe. Ela tem sempre algo interessante para dizer. E eu delicio-me com as descobertas. Delicio-me com os doces que ele me dá no final de um dia cansativo. E do nada aparecem pessoas interessantes. Umas quantas. Depois li no comboio "Não quero ser génio. Já tenho problemas suficientes em tentar ser homem". E partilho.

domingo, 11 de outubro de 2009

Tarefas


Logo pela manhã fui votar. Depois, e para adoçar a tarde de "papa-séries", fiz uma sobremesa "a pedido". Gostaram das séries e da paparoca. Agora tento concentrar-me nas coisas que tenho para fazer. Tento... E no entanto sei que tenho mesmo de fazer.

sábado, 10 de outubro de 2009

Entre Lisboa e Sintra


A noite/madrugada de ontem veio mesmo a calhar. Fartei-me de rir, o ambiente estava muito bom, muitas pessoas mas acima de tudo pessoas divertidas. Dentro do bar a música já estava a dificultar a conversa então a diversão mudou-se para a rua. Aquela rua em Sintra fez-me recordar o Bairro Alto. Muita risada,  vários estilos, bebida na mão e uma lua para apreciar.
E hoje fui a uma reunião, em Lisboa, com pessoas com diferentes perspectivas mas que partilham o mesmo gosto. Considero interessante.
Embora estivesse uma tarde solarenga não deu para aproveitar o "ar livre", nem o convite para a "Moda Lisboa".
E já me esquecia de mencionar que entre as várias homenagens que andam a prestar a Amália,  numa delas deram-me a conhecer um Fado antigo e muito bonito (não era dela e não sei o nome mas era belo).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Supostamente


Supostamente era para ter ido conhecer uma senhora que tem uma profissão interessante e cuja transmissão de sabedoria certamente seria pertinente, no entanto, optei por não andar a "correr" de um lado para o outro e acabei por ser  brindada com umas guloseimas e uma companhia gira. E agora após um jantar, cujo prato principal foi uma das minhas comidas preferidas, segue-se uma saída à noite para desanuviar.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rápido


Uma ida rápida à Gulbenkian. Confesso que estava desejosa de fazer uma pausa no jardim  e desfrutar do bom tempo mas não deu. Também não deu para ir ao concerto no CCB. Tal como não deu para ir ao outro concerto que houve no feriado. Deu para, embora muito rápido e de uma forma inesperada, encontrar a irmã de um ex-colega e reparar que a "boa onda" mantém-se.
E não posso deixar de mencionar que arranca hoje a 2ª edição do Lisboa Restaurante Week. Já aqui falei do conceito e volto a divulgar este ano, sendo que se mantém até ao dia 18 e depois de 21 a 31 de Outubro vai estar no Porto. Mais informações aqui e bom apetite.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Duas coisas


Uma ida rápida à Gulbenkian e a divulgação disto.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sossegada


Quem é que esteve sentadinha, sossegada, a ouvir falarem? Quem foi, quem foi?!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Curioso


É curioso que vinha aqui explicar uma coisa e estava à procura da imagem e encontrei esta que serve perfeitamente para reflexão. Sei agora que pertence a uma banda e acho "piada" à capa,  quanto à música ainda não sei...

domingo, 4 de outubro de 2009

Any kind

"If there's any kind of magic in this world, then it must be in the attempt of understanding someone. I know it's almost impossible to succeed, but who cares really? The answer must be in the attempt".

sábado, 3 de outubro de 2009

Um certo

A noite/madrugada de ontem foi "diferente". Juntem músicos e aventureiros numa mesa de um bar e certamente que haverá conversa e bebida para a noite inteira. O problema é que nem sempre conseguimos desfrutar totalmente da diversão. Um certo cansaço acompanhado por uma pequena preocupação acabou por marcar presença.
E hoje o ânimo não esteve em alta. Mas papei umas quantas séries e algumas guloseimas. E agora não me sai da cabeça "Let my love open the door" e como queria provocar uns risinhos andei à procura do vídeo do Steve Carell a dançar em "Dan in real life" só que não encontrei...Mas fica a intenção (e já agora a imagem).

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Depois de

Depois de um dia que exigiu esforço e q.b. de criatividade segue-se uma saída à noite para desanuviar.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Passou a ser irreal


No meio da correria e de algum desconforto obriguei-me a parar, enquanto esperava pela minha companhia, para ler umas (poucas) páginas pertinho da Natureza (confesso que não "a mais agradável" mas a possível). Sentadinha no chão olhei em volta e reparei que estava acompanhada por vários desconhecidos em igual situação. Abstraí-me de tudo o resto e concentrei-me naquele momento, naquela pausa. Quando a minha companhia chegou seguimos viagem num meio de transporte já saturado mas que graças à conversa conseguimos tirar alguma "diversão" daquele momento.
Seguiu-se uma caminhada até casa ao som de umas belas músicas fazendo jus ao dia de hoje: dia mundial da música.

O dia até estava a ter algumas distracções embora seguidas por vezes de algo "estranho". E eis que o "estranho", ou melhor o "irreal" decide marcar presença.
Recebo um telefonema em "jeito de desabafo" e fico com vontade de colocar o lado racional em stand by e deixar-me levar pelo emocional. Afecta-me muito por ser com alguém de quem gosto muito e que não merece nada disto.
Dizem, generalizando, que as pessoas controladas e com facilidade para encontrarem soluções, as que vão deixando passar, reprimindo as emoções, que quando as soltam, quando atingem o seu limite, agem por impulso, de uma forma descontroladamente arrasadora.
Digo, personalizando, que o meu impulso momentâneo não é nada simpático. E isto preocupa-me porque conheço-me.
Quando referi que se tratava de algo "irreal" é porque por muita porcaria que uma pessoa veja, por muita maldade que por aí ande à solta até custa a crer que um só - um só mesmo- ser humano consiga ser tão ruim* para não dizer bem pior. É por isso que respeito tanto aqueles que primam pelo lado bom.

E sim, este post acaba por ser mais do que um desabafo...Este é um daqueles post´s que vou apagando à medida que escrevo porque até as palavras custam a sair. Por fim apresento isto que aqui escrevi tendo a certeza que deixei por dizer o essencial. Porque custa.

*Por "ruim" entenda-se:

1.
mau; prejudicial; funesto
2.
que está em mau estado; estragado
3.
perverso; maldoso
4.
mal feito; de má qualidade
5.
sem mérito; sem valor