domingo, 31 de maio de 2009

Uma questão de... Taça

Pois é meus senhores e minhas senhoras hoje fui ao Estádio Nacional do Jamor assistir à Final da Taça de Portugal. E porquê? Porque convidaram-me e eu aceitei. Confesso desde já que foi a primeira vez que fui assistir à Final da Taça de Portugal. Já tinha ido assistir a jogos de futebol, nomeadamente da selecção nacional, e tal como desta vez também foi sempre graças a convites.

Entre outras coisas que já aqui coloquei sobre este mês não podia deixar de destacar a leitura da obra de T. F. sobre o movimento.

sábado, 30 de maio de 2009

A acompanhar

Gelado a acompanhar "Push", de Paul McGuigan, e "Entre les murs" / "A turma", de Laurent Cantet (baseado no romance autobiográfico de Francois Begaudeau e vencedor da Palma de Ouro para melhor filme na 61ª edição do Festival de Cinema de Cannes - 2008). E música, muita música!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Uma questão de...ilustração





Esta mulher dá-lhe muito. Podem ver mais aqui.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Outras coisas

Tenho 11 comentários que já aceitei e que mesmo assim continuam sem aparecer... Já aqui falei da PIDE dos blogues e dos erros mas eles teimam em persistir. E atenção que é geral!
Entre outras coisas lá deu para ver "Irmãos Grimm", de Terry Gilliam, e "Harsh Times", de David Hayer.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Monólogos

Fui ver "Monólogos da Vagina", de Eve Ensler, no Auditório dos Oceanos no Casino Lisboa. Com a interpretação de Ana Brito e Cunha, Guida Maria e São José Correia, a nova encenação de Isabel Medina opta por uma viagem contada a três.
Não vou falar sobre os monólogos porque não quero tirar a piada a quem quiser ir ver. No entanto, devo dizer que gostei bastante da interpretação delas. A experiência de Guida Maria, a envolvência de Ana Brito e Cunha e a sensualidade de São José Correia captou a minha atenção. Tem momentos de riso, tem espaço para alguma reflexão e tem acima de tudo a representação. Gosto de Teatro e por isso é fácil gostar de ir ver as peças.
Surpreendeu-me a quantidade de pessoas que esteve presente, surpreendeu-me também as boas condições da sala.
E acima de tudo fiquei muito contente pelos convites para esta peça. Obrigada.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Também estás

Tu também estás lá!!
Happy Birthday To You!!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Torna-te

Torna-te aquilo que és!

domingo, 24 de maio de 2009

Think

Termina hoje a exposição de Darwin e por isso aproveitei para ir logo de manhã à Gulbenkian para não apanhar muita fila, que por acaso até apanhei alguma... Gostei da exposição.
Outra coisa de que gostei bastante foi de João Salaviza, de 25 anos, com o seu "Arena", ter conquistado a Palma de Ouro de Cannes.

sábado, 23 de maio de 2009

És a minha excepção

Por puro entretenimento a escolha recaiu sobre "He´s just not that into you", de Ken Kwapis.

Com um elenco de caras conhecidas.
Com um olhar sobre o universo das relações, das emoções, das regras e das excepções.
E quem quiser entretenimento encontra exactamente isso...
Quanto a colocar várias imagens deve-se apenas e somente a uma estranha e temporária necessidade que tive de aparvalhar um pouco.
A seriedade para as palavras não estava muito patente então decidi brindar-vos com imagens.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Um instante, "o" instante

Olhar o imediato e criar.
Gosto deste trabalho. Talvez pela simplicidade. E sem dúvida alguma pela mensagem.
Gosto também da criatividade de alguns dos anúncios do momento. Muitos deles estão geniais.
Considero as novas fórmulas sempre mais interessantes do que as cópias. Nem que seja pela "lufada de ar fresco".

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Já está a decorrer


Já está a decorrer o primeiro "Lisboa-RestaurantWeek".
"O conceito do Restaurant Week é de democratização do acesso à restauração, em muitos casos também ele aspiracional, mas igualmente uma forma de dinamização das cidades, por via da promoção da vida social das populações em local e momento mais propício para o efeito: à refeição".
Vários conceituados restaurantes de Lisboa vão ter menus especiais a vinte euros, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.
"O Lisboa-RestaurantWeek sublinha e promove uma forte componente de cidadania, apelando à contribuição dos cidadãos para uma causa social".1 € de cada menu praticado nos restaurantes do Lisboa-RestaurantWeek será doada a instituições. Mais informações aqui.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

É uma variedade de

Post-it e mais post-it... E parece-me que se avizinha uma madrugada secante, mas por uma boa causa...

terça-feira, 19 de maio de 2009

Lindos


Ofereceram-me dois quadros com a minha linda Audrey. São lindos!!
[São lindos, lindos, lindos, lindos. Muito especiais. Obrigada pelo mimo. Muitos beijinhos].
E após uma "trabalheira secante", quase que ao género de "moça de recados", consegui dar (embora muito apressadamente) um passeio no jardim da Gulbenkian. Já lá não ía há imenso tempo... A ver se repito mas com outra disponibilidade e em outro tipo de ocasião.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

No Museu

Uma ida ao Museu Nacional dos Coches onde está patente a exposição temporária “D. Carlos, um Homem do seu tempo”. Depois, um animado “Passeio Real em Belém”. Trata-se de um passeio de charrete, a imitar o dos príncipes e princesas em torno desta zona histórica. Recomendo!
Seguiu-se um belo de um almoço na zona de Belém.
E depois, uma ida ao Museu do Oriente onde se encontra a exposição "Presença Portuguesa na Ásia", " Deuses da Ásia" e "O Oriente de Fausto Sampaio".

E como não pode ser só diversão avizinha-se mais uma madrugada de trabalho...

domingo, 17 de maio de 2009

E esta

Acho que vou estar até tarde a tentar ajudar... Se é chato? Um pouco, mas é por uma boa causa!

sábado, 16 de maio de 2009

Exposição

Uma visita guiada às "Galerias da Amazónia", no Museu de Etnologia, e ainda às "Pinturas Cantadas - Arte e performance das mulheres de Naya", que "mostra as obras realizadas pelas mulheres das comunidades Patua do Estado de Bengala na Índia que cantam as histórias que pintam em extensas tiras de papel. Os temas tanto retomam o reportório das tradições orais da comunidade como falam de mudanças sociais e políticas e acontecimentos que marcam a vida da aldeia, do país ou do mundo".
E depois lá calhou "The Tale of Desperaux". E revi um pouco de "Robin and the 7 Hoods", de Gordon Douglas, com a participação de Frank Sinatra, Dean Martin, entre outros.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

O "tal" elogio ao Amor


É muito comum ouvir algumas pessoas a dizerem que se identificam completamente com "O elogio ao Amor", de Miguel Esteves Cardoso. É também comum ouvir quem se queixe de não ter tido o talento para o escrever... Por estas razões e outras mais coloco-o aqui.

Elogio ao Amor

"Quero fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão. Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática.
Porque dá jeito. Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado. Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido. Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama. Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.
Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em "diálogo". O amor passou a ser passível de ser combinado. Os amantes tornaram-se sócios. Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se numa variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem. A paixão, que devia ser desmedida, é na medida do possível. O amor tornou-se uma questão prática. O resultado é que as pessoas, em vez de se apaixonarem de verdade, ficam "praticamente" apaixonadas.
Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amor estúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há, estou farto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço. Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistas como os de hoje. Incapazes de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo de ousadia, são uma raça de telefoneiros e capangas de cantina, malta do "tá tudo bem, tudo bem", tomadores de bicas, alcançadores de compromissos, bananóides, borra-botas, matadores do romance, romanticidas. Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudade sem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, a doença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos canta no peito ao mesmo tempo? O amor é uma coisa, a vida é outra.
O amor não é para ser uma ajudinha. Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso "dá lá um jeitinho sentimental".
Odeio esta mania contemporânea por sopas e descanso. Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, facada, abraços, flores. O amor fechou a loja. Foi trespassada ao pessoal da pantufa e
da serenidade. Amor é amor. É essa beleza. É esse perigo. O nosso amor não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes. Tanto pode como não pode. Tanto faz. É uma questão de azar. O nosso amor não é para nos amar, para nos levar de repente ao céu, a tempo ainda de apanhar um bocadinho de inferno aberto.
O amor é uma coisa, a vida é outra.
A vida às vezes mata o amor. A "vidinha" é uma convivência assassina. O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição. Tem tanto a ver com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe. Não dá para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma. É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe, não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É por isso que a ilusão é necessária. A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser. O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos. E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama, não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem. Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir.
A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a vida inteira, o amor não. Só um mundo de amor pode durar a vida inteira. E valê-la também."


Já dizia Ernest Hemingway: "Escreve, se puderes, coisas que sejam tão improváveis como um sonho, tão absurdas como a lua-de-mel de um gafanhoto e tão verdadeiras como o coração simples de uma criança”.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Devo explicar

Devo explicar que existem dois tipos de cheesecake. A maioria conhece o que vai ao frio mas e o que vai ao forninho?! Experimentem, é tão bom!!
A primeira vez que fiz cheesecake (ó tempo volta para trás) foi no forno e ficou divinal. Fiquei super babada porque tinha receio de estar a fazer algo errado, uma vez que a maioria das meninas que conheço terem apenas a receita do que vai ao frigorífico, mas como o da notável pastelaria, "expert em cheesecake", era no forno, lá decidi tentar.
Confesso que gosto de ambos mas prefiro o que vai ao forno. Confesso também que os que se vendem na maioria dos hipermercados são uma péssima cópia do que deve ser um bom cheesecake.
E agora só penso que devia fazer mais vezes... As saudades que tenho de uma bela fatia de cheesecake....

terça-feira, 12 de maio de 2009

No meio






No meio de uma certa apatia, um estado de "só um segundinho de sossego se faz favor"... consegui rever "Breakfast at Tiffany's", de Blake Edwards, com (atenção pasmem-se) Audrey Hepburn e George Peppard. E sim, provoca sorrisos!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sobre?

A precisar de reflectir sobre o assunto. São várias coisas e algumas precisam de muita atenção.
Saltando de assunto, hoje achei engraçado a pluralidade de sentimentos que podem ocorrer num só instante... Numa só situação fiquei deliciada com duas pessoas e "a estranhar" uma outra. Sabem quando há ali algo que não bate bem?!
E mudando novamente de assunto, revi um pouco de "On Golden Pond", de Mark Rydell, com a encantadora Katharine Hepburn (atenção que é a Katharine e não a minha Audrey) , Henry Fonda e Jane Fonda.
E para já é isto que tenho a dizer.

domingo, 10 de maio de 2009

Entrada Livre

Assim... simples e delicioso!
Depois, aqui a menina tinha imensas coisas para fazer, algumas preocupações e muita organização mas ao mesmo tempo tinha imensa preguiça para se quer pensar no que tinha para fazer...
Então, como alternativa surgiu algo bem interessante no CCB. Ver três dos 27 documentários, provenientes dos 27 países-membros e que visavam a comemoração do dia da Europa. "Quem somos hoje? Para onde vamos? Que diferenças existem entre os europeus? Que diversidade, ou diversidades, a União Europeia pode comportar?"

"Parlez moi d’Amour, Bélgica, 2007 - Alexia Bonta
Num quarto de hospital, duas mulheres perto do fim da vida falam do amor e dão conselhos à jovem realizadora. O amor como era dantes. O amor como é agora.

Jolly Old Farts, Estónia, 2009 - Manfred Vainokivi
O fim do regime soviético alterou todas as formas de vida e de trabalho. Na Estónia, um velho realizador de cinema e um operador de câmara partilham um segredo: quando o trabalho escasseia, o melhor é divertirem-se.

Egg Lady, Letónia, 2000 – com a presença da realizadora Una Celma
Todos os dias, Aina parte 20.000 ovos à mão numa fábrica de bolos. O seu trabalho pode parecer vazio de sentido, mas para Aina é gratificante: “passar o dia a partir ovos permite-me pensar muito na vida”

E ainda uma visita à exposição de Peter Kogler.

Ah, e Bes Photo.

sábado, 9 de maio de 2009

O maior

Hoje lá fui visitar o maior Shopping do País (122 mil metros quadrados e 300 lojas), "aka" Dolce Vita Tejo.
Devo dizer que é de facto grande! Como pontos positivos destaco o facto de ser espaçoso; tem lojas variadas ( umas a nível de roupa e destaco duas livrarias que não costumam estar em outros centros comerciais mas no entanto não tem outras duas conhecidas e habituais nestes espaços); tem as lojas "tradicionais" nestes espaços; tem lojas de "oportunidades"; tem o "Kidzania" (parque temático internacional para toda a família que deixa os miúdos ainda "mais malucos"). Não experimentei os cinemas mas reparei que tinha várias salas. Experimentei a restauração, mais propriamente provei pela primeira vez a comida do famoso espaço "h3". Devo dizer que, como ouvi falar tanto daquilo elevei as expectativas... A comida é boa mas não é "nada de outro mundo". Para visitar um shopping destas dimensões necessita-se de tempo e vontade. Confesso que o que me levou a ir lá não se encaixou nestes parâmetros nem se quer no de consumismo. Tratou-se de uma actualização que me levou a ter de ir lá.


Hoje vi o "Caos Calmo", de Antonio Luigi Grimaldi e protagonizado pelo actor e realizador Nanni Moretti, que colaborou também na adaptação do argumento, escrito a partir do premiado romance de Sandro Veronesi. Tinha visto uma entrevista com Moretti e fiquei completamente conquistada! Depois vi o trailler e a vontade de ver o filme manteve-se. Como sabia as questões que o filme abordava coloquei-o como "reservado", ou seja, considerei que este era um daqueles que necessita de "tempo" para saborear as emoções e questões que dali poderiam resultar. Sabia que não seria "entretenimento", sabia que certas questões e emoções necessitavam de "espaço" e "disponibilidade" para serem lançadas... Como sabia tudo isto, achava que ía gostar. E gostei! Recomendo-o mas mais uma vez sublinho que este filme necessita de "calma" para ser saboreado. Como é óbvio destaco também a presença de Roman Polanski no filme.
Ah, coloquei "um pézinho" na Feira do Livro, gostava de ter colocado os dois mas tal como aconteceu com a ida ao Dolce Vita Tejo, não se tratou do factor consumismo/disponibilidade/tempo que me levou a visitar estes espaços... tenho de ver se consigo ir com disponibilidade.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Nós portugueses

Temos, além da "saudade", o "desenrascanço" (citando o Dicionário da Língua Portuguesa, trata-se da "capacidade de resolver problemas rapidamente e com poucos meios; desembaraço").
A palavra "desenrascanço" acaba de ser eleita "a que mais falta faz no léxico inglês", de acordo com o site norte-americano Cracked. Segundo o site, "são os próprios portugueses a elegê-la como parte integrante da sua cultura. Enquanto a maioria de nós [americanos] defende o lema de escuteiro 'Be prepared' (prepara-te), e está sempre em dificuldades se não planeia a mais pequena coisa com antecipação, os valores dos portugueses são justamente o oposto". Acrescentam ainda que, "esta capacidade de improviso é ensinada nas universidades e nas forças armadas. Eles acreditam que esta habilidade de resolver situações de última hora com soluções de momento foi a chave da sobrevivência noutros países", nomeadamente na "construção do império que começava no Brasil e ia até às Filipinas". E, para finalizar em grande, o Cracked conclui dizendo "Fuck preparation (preparação). Eles têm o desenrascanço".
Para verem as restantes "dez palavras estrangeiras mais fixes de que o Inglês precisa
", segundo o site Cracked, cliquem aqui.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Ainda no mundo dos "sistemas"

Só para dizer que o técnico de hoje prestava! Solucionou o problema e eu agradeci,.Afinal ainda há um pouco de competência "naquela"empresa. A "tal"..."aquela" de quem tantos portugueses se queixam... Haja paciência!
Ele nem acreditou na irrealidade do erro. Eu também não. Ele riu do que os de ontem fizeram, ou melhor não fizeram. Eu tentei achar piada mas a "brincadeira" de ontem acabou por colocar-me com "atchim" por isso...
Andava tanta "malta" a falar do novo jornal que lá fui hoje dar uma espreitadela...

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O fantástico mundo dos "sistemas"

No fantástico mundo dos sistemas é comum ouvir-se muitas queixas.
O meu grau de paciência e tolerância para com alguns "sistemas" varia dependendo da "avaria"... Imaginem terem um equipamento a dar problemas mas que se encontra dentro da garantia e serem informados de que o técnico irá tratar do assunto na hora X. Imaginem depois que alteraram a vossa rotina de forma a cumprirem o horário marcado pelo senhor técnico. Decidem ainda facilitar o trabalho do senhor tentando organizar-lhe as coisas o máximo possível.
Ora bem, cumpriram com a vossa parte mas e o técnico terá cumprido com a dele?
Pois, conhecendo "o fantástico mundo dos sistemas" é fácil saber qual a resposta.
Primeiro, o senhor técnico está atrasado, bastante atrasado. Segundo, dão com ele a beber o seu café e a fumar o seu cigarrito com o carro estacionado em segunda fila mesmo em frente à vossa casa. Quando ele lá se decide a vir solucionar o problema - como é óbvio deixando o carro mal estacionado - percebe que o "problema", que já havia sido explicado anteriormente e pormenorizadamente, é algo complicado e demorado. Então, após ter de voltar à rua porque como é óbvio o carro mal estacionado estava a incomodar terceiros, lá decide chamar um outro colega para "solucionarem" o problema. Chega o colega e ficam a observar, observar...imaginem o quê? Pois bem, as fotos que tenho no meu quarto. Fiz uma "pacífica" introspecção em que mentalizei a ideia de que estes jovens, a que carinhosamente aqui chamo de "senhores técnicos", estão preocupados com "o meio" em que o aparelho se encontra. São mais evoluídos do que se imagina... Muito mais! Tão evoluídos que dificilmente encontraria as palavras exactas para os descrever... E após esta primeira abordagem, no mínimo interessante, será que conseguem solucionar o problema? Não! Porquê? Porque precisam de tempo (que foi ocupado com a ida ao café, uns quantos cigarros, carro mal estacionado e pelas fotos) e porque acham que é difícil. E quem é que acaba por solucionar o problema? Euzinha, a cliente! Como? Pesquisando a solução do problema. Bom, devo acrescentar que solucionei temporariamente porque como se trata de um "bom sistema", amanhã terei uma nova presença de novos técnicos para tentarem solucionar o problema do qual tantos portugueses se queixam. Tendo em conta que já está agendada a visita dos técnicos não os quero deixar à espera (porque são sempre tão pontuais) e vou desde já preparar mais álbuns fotográficos para que possam ambientar-se sobre "o meio" em que se encontra o equipamento, que espero que consigam reparar!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Três seguidas

Tinha de partilhar que em três meses seguidos ganhei livros. E é exactamente como leram: ganhei. Não comprei, nem me ofereceram (a não ser que oferta do editor conte...). E quanto é que poupei nos três livros que ganhei a custo zero? Mais de 45 euros!
Acho que devia de haver mais iniciativas de incentivo à leitura. Fala-se de analfabetismo, de falta de interesse mas na realidade o que devia ser mais abordado (e se faz favor alterado) é o elevado preço dos livros.
No entanto, devo acrescentar que, por exemplo, é possível comprar-se livros a 1 euro (iniciativas de várias revistas). Sei também que há sites onde é possível comprar-se livros (novos) a preços muito inferiores aos praticados nas lojas mas devo confessar que ainda não experimentei desta forma.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Audrey Hepburn

Happy Birthday!
Se puderem visitem aqui a Fundação.
Já coloquei imensos post´s com imagens e informações sobre ela...Gosto dela! É o "todo" nela que me agrada tanto. Aquela beleza (que a levou a ser eleita a mulher mais bonita da história do cinema), a simplicidade, aquele "algo" muito forte que ela transmite e acima de tudo, o trabalho que desenvolveu a nível humanitário. É raro haver alguém com imagem, talento, atitude, cabeça e bom coração... Gosto dela!

domingo, 3 de maio de 2009

Amigas, conversa, sol e gelado

Estou com um sorriso tonto no rosto porque hoje ficou combinado um encontro com duas meninas muito especiais. Falamos diariamente mas o factor "pessoalmente" tem outro sabor. Vai ser uma lufada de ar fresco! Aliás, em plena conversa o meu cérebro processou automaticamente as palavras-chave: Amigas/Conversa/Risada/Sol e Gelados.

sábado, 2 de maio de 2009

Quem quer

E pronto já vi "Slumdog Millionaire", de Danny Boyle, e revi "Frida", de Julie Taymor. A história de Frida Kahlo provoca-me interesse. Sintra também tem esse poder mas hoje teve de ser "uma ida apressada" devido ao calor, que me levou a "ter" de comer um belo de um gelado e, mais tarde, uns belos de uns cajús. Devo confessar que gosto deste género de "obrigações"... sabem bem!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Maio

Feriado à sexta-feira. Bem bom!