quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Boas Entradas

Tudo de bom para todos!!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

domingo, 28 de dezembro de 2008

Reguilas

Há miúdos espectaculares. Do nada conseguem-nos colocar um sorriso na cara. Claro que também há os "pestinhas" que, por vezes, são um pouco complicados mas só se comportam assim devido ao desinteresse dos pais na educação... Delicio-me com os miúdos. Uns por serem fofos, outros pela perspicácia na aprendizagem, pela sabedoria, espontaneidade, sinceridade, ternura... por serem miúdos! Hoje, do nada, lá recebi uma beijoca de um reguila. Com os miúdos não é preciso apresentações. E são muito directos: ou gostam ou não gostam. Gosto da pureza!
Era tão bom que eles pudessem andar sempre com um sorriso no rosto, preocupados apenas com as brincadeiras...

sábado, 27 de dezembro de 2008

Retalhos

São retalhos que vão fazer um todo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Liberdade

De acções, de pensamentos!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Importante

Amar e ser amada.
Há várias formas de amar, várias formas de o aplicar, expressar, sentir, transmitir, dar, receber, valorizar, apreciar, desejar, entender...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Feliz Natal

Desejo um Feliz Natal repleto de coisas boas!! Boas companhias, boas acções, bons pensamentos, bons momentos, boas atitudes, boas prendinhas, boa paparoca, bons doces...
Beijinhos

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Glamour

Por vezes um vazio na multidão. Uma peça perdida no puzzle. Tem forma mas não se encaixa. É apenas um fragmento de um todo. Dói. Estás perdida. És apenas uma parte do que resta. Não sabes por onde andas e perguntas-te para onde é que vais. O que é que queres? Apenas perguntas...

domingo, 21 de dezembro de 2008

Tempos de

sábado, 20 de dezembro de 2008

Convívio

Por vezes há que colocar as preocupações de lado e desfrutar de momentos de boas risadas.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Afectos





quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Qualquer coisa

Hoje estava a ler alguns dos comentários que colocaram em alguns dos meus post´s no blogue e deparei-me com algumas "evoluções" da minha parte. "Que evoluções são essas?" Calma, que passo já a responder. Pois bem, a criação do blogue não partiu da minha pessoa. Houve a necessidade de que cada um criasse o seu blogue de forma a revelar a aprendizagem que tinha sido transmitida e foi desta forma que "tive" de criar o meu.
Nesta primeira fase fiquei "incomodada" por "ter de criar algo". Não sou o tipo de pessoa que "faz as coisas só por fazer". Gosto de um toque pessoal em tudo. Para mim o processo criativo, independentemente da área ou temática, revela algo nosso. Uma ideia, um sentimento... Para se fazer "algo", que mais tarde podemos até não apreciar, tivemos de sentir um determinado impulso para essa realização. Então, quando disseram que tinha de criar um blogue como é óbvio que me custou no sentido de que "obrigou-me a reflectir" sobre o que é que eu queria colocar, o que é que ía escolher, qual seria a minha primeira mensagem, qual a imagem, nome, etc. Bom, diguemos que uma "amiga doidinha" me apressou neste primeiro passo. Queríamos começar a comentar no blogue uma da outra e isso apressou-me.
Depois do blogue já estar criado foi-nos informado que "mais de metade das pessoas iriam desistir de continuar a escrever"... Por acaso assim aconteceu mas não comigo e com a minha "amiga doidinha" e a "minha outra amiga doidinha". Nós não queriamos,de todo, pertencer a essa percentagem. E assim está a ser...Cada uma anda a "colocar o que bem apetece" e interagimos com os blogues de cada uma.
Agora a maior evolução delas todas é que se não me tivesse sido "imposto" muito dificilmente estaria a "escrever sobre o que penso ou deixo de pensar" (escreveria mas para mim), já para não falar que não teria este compromisso de tentar quase todos os dias colocar "algo" online nem que seja uma imagem ou uma citação de um autor que me diga "algo". Mas cá está, este "algo" obriga-me todos os dias a uma reflexão. Há um compromisso que estabeleci e que tento cumprir. e que gosto de o fazer. Há algo meu que apresento todos os dias e que é uma evolução, no sentido de que é algo "pessoal" que reflecte as minhas ideias, formas de estar, gosto e a que permito o acesso de outros. Sempre permiti o acesso de outros mas num "sistema presencial", ou seja, pessoas que conheço certamente que sabem pelo menos uma parte do que penso e gosto. Bem como sempre tive ligada a áreas onde teria de me expressar e revelar algo meu mas não através das palavras. Estas eram guardadas para mim. No entanto, este post de hoje é o exemplo desta evolução com que me deparo.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

(de)gelo

Os estudos científicos mais recentes comprovam que o Árctico está a aquecer a um ritmo mais rápido do que o resto do mundo, "pelo menos uma década mais rápida do que o anteriormente previsto". Trata-se de um fenómeno conhecido como "amplificação árctica".Segundo os especialistas, as temperaturas do ar na região "estão mais altas do que o valor normal esperado para o Outono, devido ao aumento do degelo durante o Verão árctico", que acumulou calor no oceano. "O que está a acontecer no Árctico é um dos principais indicadores do aquecimento global", afirmou Michel Jarraud, secretário-geral da OMM.
Resoluções?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Apetece

Quando simplesmente te apetece o Mundo.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

(In)certo

Porque nem tudo é transparente. Porque por vezes as pessoas colocam máscaras para esconder determinadas emoções. Porque até podemos rir quando no íntimo só nos apetece chorar. Porque por vezes todos temos de representar determinados papéis quando na realidade só nos apetece o aconchego daqueles que realmente se importam, daqueles que realmente interessam, daqueles que realmente nos conhecem e se dão a conhecer. Porque somos crescidos e temos de saber lidar com todas as situações. Temos de por vezes tolerar e outras vezes gritar. Não somos nem mais nem menos. Somos especiais.

domingo, 14 de dezembro de 2008

sábado, 13 de dezembro de 2008

Entendimento


Hoje deparei-me com esta informação sobre o recente vencedor do Nobel da Literatura, Le Clézio: "(...) a necessidade de sonhar que, em miúdo, levou-o a ler os dicionários da avó e a ouvir as suas histórias; o acesso posterior à leitura e a predilecção por livros de aventuras; o desconforto de querer escrever para os que passam fome e saber que só os que têm muito para comer sabem da sua existência; a renúncia dos escritores à pretensão de mudarem o mundo, resumindo-se a testemunhas desse mundo; a falta de liberdade de expressão num quadro global; a solidão como companhia na qual o escritor encontra a essência da felicidade; e, entre outros tópicos, a apologia do livro, "por old-fashioned que possa ser". (...) há trinta anos, viveu com uma tribo indígena no Panamá, onde presenciou "a mais autêntica expressão da arte", personificada em Elvira, mulher aventureira com fama de bêbada e conhecida pelo talento para contar histórias. "Era poesia em acção", disse, revelando ter vindo de lá ciente de que, mesmo sujeita a convenções e compromissos, a literatura pode e deve existir. Foi, assim, a Elvira que o escritor dedicou, especialmente, o Nobel. (...) considerou que "erradicar a fome e a iliteracia" são desafios correlacionados e os maiores da humanidade. E evocou Heráclito: "O reino pertence a uma criança." Parece-me ser uma pessoa interessante... "A Natureza mostra-nos um mundo variegado e nós tendemos a fixar-nos mais nas diferenças que nos separam do que nas semelhanças do desenvolvimento das nossas culturas".Lévi-Strauss

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Opinião

A trabalho mandaram-me para um jantar num Hotel de 5 estrelas.

No Menu constava:
Umas entradas "malucas"
Um creme de tapinanbur e aipo com saladinha de rebentos
Um bacalhau Natalício com uma crosta de papel, morcela da Beira a rechear e as tradicionais migas da Lousã.
Sobremesa: Chessecake tradicional com frutos do bosque
Café ou chá e mini pastel
(Ah! A acompanhar havia um bom vinho branco ou Tinto do Alentejo).

Modernices à parte para quem não gosta de morcela (moi) só a sobremesa me agradou!! Mas estava tão boa, tão boa, que valeu pelo jantar inteiro. Agora a questão fundamental: as pessoas pagaram bem caro por aquele jantar ( eu não, aliás só fui por ser a trabalho) mas na realidade o que elas queriam era estar perto dos famosos... E quando nos famosos estão envolvidos certos desportistas então aí as pessoas revelam-se e muito. Cada um faz as coisas que bem entende mas acho que como em tudo na vida "nem 8 nem 80", acho que devemos dar-nos o devido valor. Respeitar os outros e acima de tudo nós próprios.

Bom, e como cheguei tarde o post vai entrar como sexta-feira mas de qualquer forma aqui ficam os Parabéns aos 100 anos do Manoel de Oliveira. Um homem que continua a fazer aquilo que mais gosta "realizar" e que até teve a possibilidade de celebrar o dia dessa forma. Não vou falar dele enquanto realizador (bom ou mau) mas sim enquanto um homem que teve e tem influência na história do cinema português e que tem a possibilidade de com essa idade continuar a realizar os seus sonhos.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Heróis

Não sei se viram o vídeo do "cão herói" que tenta salvar um outro cão que tinha sido atropelado numa auto-estrada. (Não coloco aqui o vídeo porque pura e simplesmente não gostei da locução). Achei um gesto muito nobre do cão. Claro que também há cães agressivos com atitudes menos bonitas que esta -em muitos casos por culpa do dono- mas a realidade é que mesmo assim ainda há muito "boa gente" que tem muito que aprender com os animais!
E como o post é sobre "heróis" alegro-me de saber que no mundo ainda há pessoas com um coração enorme, cheios de boas acções e com intenções de poder mudar, não digo o mundo, mas a vida de alguns. Estas pessoas fazem toda a diferença num mundo onde a indiferença começa a reinar.
Claro que todos temos as nossas vidas, as nossas preocupações e não é assim tão fácil andar a "tentar melhorar o mundo" mas a realidade é que muito "boa gente" muitas vezes nem o tenta. E é por isso que apelido de "heróis" aqueles que conseguem algo notável pela sociedade. É que por vezes as coisas são simples mas mesmo assim há quem as queira dificultar.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Palavras

Dizer as coisas com todas as palavras. Exactamente como as coisas são. Deixar a beleza dos sentimentos puros e honestos tratarem do resto. Recordar. Viver e deixar viver.
Deixar de complicar o simples, de dar valor ao que não presta. Soltar as nossas emoções.


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Uma questão de...Arte

Gosto!Uma manifestação da realidade, dos teus sentimentos, do teu olhar, da tua interpretação, do teu desejo, do teu pensamento, da tua dedicação, da intensidade, da liberdade, da tua expressão, do teu sonho, da tua ambição, da tua vontade, da tua entrega.


[A vida tem coisas muito engraçadas! Encontrei um "daqueles inquéritos" que as pessoas costumam mandar por mail, com aquelas questões tipo "o que achas de mim; qualidades, defeitos, gostos pessoais, como me descreves, etc", este já era antigo e tinha as respostas de amigos, colegas, simples conhecidos... foi muito engraçado ver a quantidade de respostas iguais que as pessoas deram. O "engraçado" que é perceber que transmitimos o "nosso eu" quer a um grande amigo quer a um simples conhecido. Eu nem sou o tipo de pessoa que tem grande paciência para esses inquéritos mas ainda bem que naquele dia tive paciência de enviar as minhas respostas e de guardar as das pessoas. É que não vos passa pela cabeça o sorriso enorme com que fiquei. Sabe bem ler determinadas coisas. Sabe bem perceber que mesmo com as dificuldades que por vezes aparecem há sempre algo que conseguimos dar e transmitir. Tinha de vir acrescentar esta reflexão...]

domingo, 7 de dezembro de 2008

sábado, 6 de dezembro de 2008

Actua(liza)ções

Hoje revi "Royal Wedding" de Stanley Donen, (1951), com a presença do notável Fred Astaire, Jane Powell, Peter Lawford, Sarah Chuchill, entre outros. O talento de Fred Astaire é indiscutível. A dança dele era repleta de emoção. Aquele seu estilo muito próprio, de uma enorme agilidade e de intenso glamour, conseguiu dar uma nova dimensão ao papel da dança no cinema.
Aproveitei também para colocar em dia mais filmes e destaco o "Righteous Kill", de Jon Avnet, com o Robert de Niro e Al Pacino, mas pela dupla em si.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O Verdadeiro é Simples

"O verdadeiro, o bom, o inigualável é simples e é sempre idêntico a si mesmo, seja qual for a forma sob a qual ocorre".

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Bom senso

Tentas ser racional mas há instantes onde só te apetece colocar de parte o bom senso e deixares-te levar apenas pelos impulsos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Aconchego

Parar por instantes, olhar à volta, e ver o que de facto importa. Teres aquele espaço, momento em que te sentes bem. Há conforto, sentes-te protegida, aquele instante é só teu! As preocupações ficam momentaneamente guardadas. Apenas precisas da lufada de ar fresco. O tempo parece que pára. É um tempo-próprio. É tudo teu! E tu aproveitas. Absorves todo esse lado bom, que te enriquece de energia e fazes apenas o que te apetece. Nem que seja nada. Mas sabe-te bem. Sabe-te muito bem. Porque apenas estás ocupada com o que há de bom e aí já te sentes mais calma porque sabes que tens o teu momento. Tens agora e quando quiseres, e isso traz-te conforto.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Antes de

Antes de amar-te, amor, nada era meu
Vacilei pelas ruas e as coisas:
Nada contava nem tinha nome:
O mundo era do ar que esperava.
E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se despediam,
Perguntas que insistiam na areia.
Tudo estava vazio, morto e mudo,
Caído, abandonado e decaído,
Tudo era inalienavelmente alheio,
Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.